Semana do Meio Ambiente: Poluição do ar pode levar a problemas na visão

Voltar
Semana do Meio Ambiente: Poluição do ar pode levar a problemas na visão

Problemas cardíacos e respiratórios são muitas vezes associados a longa exposição a poluição atmosférica, principalmente em capitais e grandes centros urbanos. Mas a poluição causada pela queima de combustíveis fósseis e outros elementos também pode afetar negativamente a nossa saúde ocular, causando desde irritação até quadros de conjuntivite, fragilizando nossa visão.

De acordo com a Dra Natália Sampaio, oftalmologista e especialista em Córnea e Doenças Externas do Vilar Hospital de Olhos, da Rede Vision One, a contaminação atmosférica pode ser muito prejudicial ao bem-estar dos olhos.

“A poluição do ar é um dos principais causadores de danos à saúde ocular. A emissão de partículas tóxicas seja por indústrias, veículos ou cigarro levam a quadros de ardência, lacrimejamento, prurido e até mesmo dor, podendo causar alguns problemas como olho seco, alergia ocular, inflamação da córnea (ceratite) e da conjuntiva (conjuntivite)”, afirma a especialista.

O alerta vem na Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana de junho como forma de ampliar a discussão em torno da proteção ambiental e da preservação do patrimônio natural. Segundo Natália, a proteção do meio ambiente e a redução de gases poluentes são fundamentais na redução de várias doenças, não só oftalmológicas, mas da sociedade como um todo.

“O equilíbrio ambiental pode contribuir com o bem-estar social e uma sociedade mais saudável, não somente do ponto de vista oftalmológico, mas do indivíduo como um todo. Medidas para diminuir a poluição atmosférica reduzem a emissão de substâncias tóxicas e consequentemente as irritações e doenças provocadas pelas mesmas”, destaca a médica.

Como forma de prevenir, ou mesmo diminuir os efeitos de muitas das doenças causadas pela contaminação atmosférica, a Dra. Natália Sampaio lista algumas práticas para uma boa saúde ocular:

- Lavar as mãos com frequência e evitar tocar nos olhos;

- Não compartilhar objetos, maquiagem, colírio e toalhas;

- Beber bastante água para melhorar a hidratação ocular;

- Interromper o uso de lentes de contato em casos de desconforto;

- Alimentação rica em nutrientes e outras substâncias, como o Ômega 3;

- Realizar consultas oftalmológicas com frequência.


Hospital Vilar - Todos os direitos reservados