ESG é ferramenta para sustentabilidade em rede piauiense de hospitais.

Voltar
ESG é ferramenta para sustentabilidade em rede piauiense de hospitais.

Muitas falas e ações recebem destaque na semana do Meio Ambiente por apontarem um caminho mais sustentável de desenvolvimento econômico e social, seja por ações de indivíduos, organizações sociais e de estado, ou mesmo no setor empresarial. Mas poucas ideias tiveram tanto engajamento dentro do mundo corporativo nos últimos tempos como a adoção do conceito ESG.

Em resumo, ESG é uma sigla para “Environmental, Social and Governance” (Meio ambiente, social e governança, em português), que descreve uma série de ações para integrar práticas que visem uma melhor gestão dos recursos e de pessoal de uma organização, a fim de não apenas gerar lucro, mas também um retorno positivo a natureza, aos colaboradores, investidores e a comunidade.

Conforme aponta o Técnico em Segurança do Trabalho do Vilar Hospital de Olhos, da Rede Vision One, Eudes Junio, o ESG é uma maneira que as organizações encontraram de medir seu impacto sócio-ambiental, e desenvolver ações a respeito.

“O ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. O Vilar adotou essa postura por se preocupar com o que iremos deixar às gerações futuras. Uma empresa, independente do seu tamanho ou atuação, tem que ter esse olhar”, destacou.

Segundo o técnico, diversas medidas já foram tomadas dentro da empresa para fortalecer as práticas de ESG, principalmente na aplicação de ações que beneficiam o meio-ambiente.

“Estamos investindo em tecnologia de energia solar, torneiras de acionamento automático para redução do desperdício de água, redução do consumo de copos descartáveis, e buscando um destino adequado a todo e qualquer tipo de resíduos produzidos dentro do Vilar Hospital de Olhos”, afirmou Eudes, que também destacou a necessidade de atuar junto aos colaboradores para ações realmente efetivas.

“Acreditamos que juntos somos mais fortes, e não iria adiantar um ou outro fazer e muitos não colaborarem. Por isso, queremos manter nossos colaboradores ainda mais engajados em ter um olhar consciente ao meio ambiente, fortalecendo o uso racional dos materiais, incentivando o uso de novas tecnologias e reduzindo a produção de resíduos”, apontou o técnico.


Hospital Vilar - Todos os direitos reservados