Teste do Olhinho

Voltar
Teste do Olhinho

É indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma. Verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho) , ou seja, a medida da pressão intraocular em quatro intervalos de tempo, após ingestão de água.

O teste também é usado para avaliar a qualidade de diferentes opções clínicas e cirúrgicas no glaucoma.

O teste do olhinho é um exame realizado em bebês, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

O teste do olhinho, não dói, não precisa de colírio e é rápido, consiste numa fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.


Hospital Vilar - Todos os direitos reservados